Offline
Regional de Manhuaçu movimenta municípios para campanha de vacinação antirrábica
12/09/2021 10:13 em Geral

Desde o início de setembro, os 34 municípios que compõem a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu iniciaram a mobilização de técnicos para a campanha de vacinação antirrábica de 2021 na população canina e felina doméstica. A previsão é de que, até o final de outubro, cerca de 150 mil cães e gatos sejam vacinados. Além da entrega das doses de imunizantes, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) tem repassado orientações, atualizações e material para divulgação da campanha deste ano pelas equipes das Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Manhuaçu, Ernesto Grilo, a vacinação antirrábica é a medida mais eficaz para conter a circulação do vírus rábico. Ele destacou que a entrega das doses está acontecendo dentro do programado e a expectativa é que os municípios sigam a programação do Ministério da Saúde. “Ressaltamos que a população procure as secretarias de saúde dos municípios, pois os locais e horários para vacinação dos animais estão sendo divulgado pelas prefeituras de cada município. É importante lembrar que cães e gatos devem ser conduzidos por pessoas com porte e idade adequados para o manejo do animal, sendo transportados com segurança, de forma a evitar incidentes”, ressaltou o coordenador.

Campanha

A execução da vacinação é de competência dos municípios. Para a realização da ação, o Ministério da Saúde repassa as doses de vacina à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), que as distribui por meio das Superintendências e Gerências Regionais de Saúde.

Saiba mais sobre a raiva

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença, que provoca uma encefalite aguda, acomete todas as espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos. O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.

Um dos importantes pilares do programa de Vigilância da Raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos, de modo a manter parcela significativa dessas populações imunes ao vírus.

Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM - SRS Manhuaçu 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!